Paraíba

Advogada explica como vai funcionar o empréstimo consignado para trabalhadores CLT



PARAIBA.COM.BR

Advogada Maitê Ruffo explicou, na tarde desta quarta-feira (26), como vai funcionar o empréstimo consignado para CLT. As explicações foram dadas durante entrevista ao Programa Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação. 

De acordo com a advogada, A nova modalidade de crédito consignado para trabalhadores CLT tem chamado atenção do público. e  Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) espera que o Crédito do Trabalhador movimente até R$ 120 bilhões nos primeiros meses de negociação.

Ela explica que o empréstimo consignado oferece melhores condições, pois o pagamento é debitado diretamente do salário do trabalhador. As taxas de juros mais baratas e que cabem no bolso do trabalhador são um dos principais benefícios da modalidade.

Ainda segundo Maitê Ruffo, a oferta do governo é dar um crédito mais barato, com taxas que devem ficar em torno de 2,5% a 3% ao mês dos atuais 6%, permitindo que bancos também tenham mais segurança no pagamento das dívidas. ” No entanto, é importante pontual que a alíquota final dependerá da análise de risco que os bancos farão com base no tempo de trabalho do cliente e histórico de operações de crédito”, alertou.

Maitê Ruffo disse ainda que ass parcelas do crédito consignado serão descontadas na folha do trabalhador mensalmente, por meio do eSocial.

Mais informações: Para ter acesso ao crédito  o trabalhador deve entrar na página da Carteira de Trabalho Digital na internet ou no aplicativo. Depois, é preciso autorizar o compartilhamento dos dados do eSocial — sistema eletrônico que unifica informações trabalhistas — para pedir a proposta de crédito. Após a autorização de uso dos dados, as ofertas serão recebidas em até 24 horas.

Após a contratação, o trabalhador acompanha mensalmente as atualizações do pagamento.

Clique aqui e receba notícias exclusivas do Paraíba.com.br através de nosso WhatsApp.




Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo