Movimentação na carreira: PGJ empossa 12 promotores na entrância final

PARAIBA.COM.BR
O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, deu posse, nesta sexta-feira (21/03), a 12 promotores de Justiça na entrância final, que foram promovidos na última segunda-feira (17/03) pelo Conselho Superior do Ministério Público da Paraíba. O ato é decorrente da intensa movimentação da carreira que tem sido verificada no MPPB, nesta gestão. A posse aconteceu no gabinete do PGJ, na sede do MPPB, na capital.
Foram empossados: Ana Carolina Coutinho Ramalho no cargo de 4º promotor de Justiça de Bayeux; Dóris Ayalla Anacleto Duarte, no cargo de 8º promotor de Justiça de João Pessoa; José Carlos Patrício no cargo de 28º promotor de Justiça de Campina Grande; Elmar Thiago Pereira de Alencar, no cargo de 18º promotor de Justiça de Campina Grande; Eduardo Barros Mayer no cargo de 4º promotor de Justiça de Patos; Patrícia Maria de Souza Ismael da Costa no cargo de 5º promotor de Justiça de João Pessoa; Stoessel Wanderley de Sousa Neto no cargo de 31º promotor de Justiça de Campina Grande; Leonardo Cunha Lima de Oliveira no cargo de 11º promotor de Justiça de Campina Grande; Samuel Miranda Colares, no cargo de 13º promotor de Justiça de Campina Grande; Leonardo Fernandes Furtado, no cargo de 16º promotor de Justiça de Campina Grande; Alexandre Varandas Paiva, no cargo de 1º promotor de Justiça de Santa Rita; e Thomaz Ilton Ferreira dos Santos, no cargo de 2º promotor de Justiça de Sousa.
O termo de posse foi lido pela secretária-geral em exercício, Liana Espínola Pereira de Carvalho. Participaram da solenidade o corregedor-geral do MPPB, Antônio Sarmento; o 2º subprocurador-geral, Francisco Lavor; diversos procuradores e promotores de Justiça, servidores da instituição e familiares dos empossados.
Marco histórico
O procurador-geral, Antônio Hortêncio, salientou o marco histórico alcançado pela gestão de 66 promoções para a entrância final, que foi resultado de muitas ações tomadas pela gestão como o Plano de Aposentadoria Incentivada, a elevação de oito Promotorias de Justiça para a entrância final e a criação de sete cargos de procurador. “Esse momento de mais promoções e mais posses me faz lembrar que isso é fruto de muito trabalho, de dedicação, de ficar atento a todos os passos, desde a abertura do edital até o julgamento. Nós nos propusemos a propiciar a toda classe essa movimentação na nossa carreira que estava engessada”.
O PGJ também falou sobre a felicidade de dar posse aos 12 promotores, relembrando a trajetória de cada. “Hoje é mais um momento de felicidade, e essa felicidade é fruto de um longo trajeto no qual nos deparamos com dificuldades, com dúvidas, mas que conseguimos superar e chegar à conquista. As dificuldades servem de oportunidades para termos coragem e força de vontade e para que consigamos melhorar como pessoa e profissional. E ficam sempre as experiências. Esse é um momento de felicidade e muita gratidão por dar posse a todos vocês. Parabéns a todos os promovidos e todas as promovidas. Desejo a todos muita felicidade e contem sempre comigo”, disse.
Trabalho da gestão
O corregedor-geral, Antônio Sarmento, parabenizou o procurador-geral pelo trabalho que tem sido feito na gestão que proporcionou essa movimentação na carreira e ressaltou a importância da posse. “É um momento importante e um marco na carreira de vocês. Eu me lembro de todas as movimentações que foram feitas na minha carreira. Guardo na memória detalhes da minha nomeação, depois da minha primeira remoção, quando fui promovido da primeira para a segunda entrância, da segunda para a terceira e, finalmente, da terceira para procurador de Justiça. Então, não resta dúvida que é um momento muito importante para todos vocês. Quero parabenizá-los, desejar a vocês boa sorte e muito sucesso. Muito obrigado a todos, parabéns e um grande abraço”.
Mudanças na carreira
O vice-presidente da Associação Paraibana do MP, promotor Túlio César Fernandes Neves, destacou a felicidade de ver a posse de 12 promotores. “As mudanças nas regras de promoções e remoções ocorridas na gestão de doutor Hortêncio proporcionaram que tantas pessoas pudessem ser promovidas. A APMP deseja a todos sucesso na nova empreitada ministerial, nas novas promotorias. Vejo aqui vários promotores que eram auxiliares há muito tempo e que hoje vão poder dizer que têm uma promotoria. Então, sucesso a todos e parabéns pelas promoções”.
Gratidão
Os 12 promotores empossados fizeram discursos emocionados durante a solenidade, lembrando os caminhos percorridos até chegarem à entrância final, as promotorias de Justiça pelas quais passaram e o trabalho realizado em prol da sociedade paraibana. Eles agradeceram a Deus pela oportunidade de atingir esse ponto na carreira. Eles também foram unânimes em destacar o trabalho realizado pelo procurador-geral para a movimentação da carreira. Também agradeceram o suporte dado pelos familiares, sem o qual não teriam logrado êxito e que vibraram a cada promoção obtida. Muitos destacaram que estão voltando, depois de um período, para casa, para perto da família. Agradeceram ainda aos servidores da instituição e falaram que posse marca um momento de renovação na carreira.